Piloto de avião que morreu em BH era médico em Governador Valadares

José Luiz estava na aeronave com a filha, de 33 anos, que está em estado grave

Por Plox

12/03/2023 08h22 - Atualizado há mais de 1 ano

Morreu o piloto do avião monomotor que caiu sobre duas casas no bairro Jardim Montanhês, região noroeste de Belo Horizonte (MG). O piloto era José Luiz de Oliveira Filho, de 65 anos, médico oftalmologista, que morava em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Ele estava na aeronave com a filha, de 33 anos. O acidente ocorreu na tarde deste sábado (11).

Aeronave atingiu duas casas. Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

 

José Luiz e a filha foram socorridos pelo Corpo de bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os dois apresentavam politraumatismo e foram encaminhados ao Hospital e Pronto Socorro João XXIII, mas o médico não resistiu aos ferimentos. A filha dele segue em estado grave na unidade hospitalar.

José Luiz estava com a filha na aeronave. Foto: reprodução

O acidente
O acidente ocorreu próximo ao Aeroporto Carlos Prates. A aeronave atingiu duas residências, na rua Morro das Garças. José Luiz e a filha ficaram presos às ferragens da aeronave.

A Defesa Civil foi acionada para avaliação estrutural dos imóveis. A perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) também foi acionada. 

Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

 

Em imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, é possível ver que o avião caiu próximo de um muro entre as duas residências. Nas casas atingidas pela aeronave, ninguém ficou ferido.

Ainda não se sabe o que teria causado a queda do avião. A aeronave é um monomotor, modelo Cessna C182RG, de matrícula PT-FLK, fabricado em 1979 e de propriedade privada.

Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

 

O acidente ocorreu próximo do Aeroporto Carlos Prates, mas ainda não se sabe se a aeronave estaria decolando ou pousando. Conforme informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, a aeronave vinha do Rio de Janeiro.

 

Profissão

José Luiz era oftalmologista e atendia há anos no Hospital de Olhos de Governador Valadares. Segundo relatos, era um médico atencioso e alegre. Ele era casado e pai de duas filhar, uma delas a que estava na aeronave com ele.

Foto: reprodução

 

A Associação Médica de Governador Valadares emitiu uma nota de pesar. “A Associação Médica de Governador Valadares externa o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do Dr. José Luiz de Oliveira Filho. À toda a família nossos pêsames. Muita força perante a inconsolável perda. Ficam as lembranças do grande colega de profissão. E na memória dos que ficaram, ele viverá para sempre”.

Em uma rede social, Rogers De Marco, empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV), lamentou a morte e disse que teria uma consulta com o oftalmologista na segunda-feira (13), porém, que era mais que uma consulta, era um bate-papo. “Tinha uma consulta na segunda, que era mais um bate-papo. Muita tristeza. Meu sentimento a toda a família”.

 

Prefeito lamenta morte
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, lamentou o ocorrido em suas redes sociais e reiterou seu pedido para que o Governo Federal repasse a área para o município, com o objetivo de utilizar o espaço para a construção de moradias, parques, escolas, centro de saúde e toda a infraestrutura urbana necessária para a população. 
"Lamento mais um acidente envolvendo o aeroporto Carlos Prates e, outra vez, com uma vítima fatal, além de casas atingidas. Na próxima terça-feira estarei em Brasília para uma série de compromissos e irei reiterar nosso pedido para que o Governo Federal repasse a área para o município.

Não podemos mais permitir que acidentes assim aconteçam . Por isso, sigo com a minha proposta de utilizar a área do aeroporto para construção de moradias, parques, escolas, centro de saúde e toda a infraestrutura urbana necessária para a população. Finalizo solidarizando-me com a família das vítimas.", postou.

 

Matéria atualizada às 9h04, para correção da idade de José Luiz. A idade correta é 65 anos, anão 60, como informado pelas autoridades anteriormente.

Destaques