Vídeo: incêndio criminoso atinge 252 hectares de mata no "Morro da Usipa"

Focos só foram controlados nesta quinta (16); Polícia Militar de Meio Ambiente mensura os prejuízos

Por Plox

16/09/2021 20h02 - Atualizado há mais de 2 anos

A Polícia Militar de Meio Ambiente finalizou, na tarde desta quinta-feira (16), as mensurações da área queimada na mata do “Morro da Usipa”, no Vale do Aço, Minas Gerais. Um total de 252 hectares foram queimados, o que equivale a 252 campos de futebol do tamanho do Ipatingão. 

O incêndio, que iniciou na última segunda-feira (13), só foi controlado nesta quinta pelo Corpo de Bombeiros e Brigadistas da Usiminas. Mesmo após o controle, chamas ainda podiam ser vistas iniciando em pontos específicos da mata, segundo a polícia.

O responsável pelo incêndio foi preso e irá responder na Justiça por Provocar Incêndio Florestal, além da multa ambiental de aproximadamente R$ 496 mil (que foi calculada de acordo com a área queimada).

 

Ainda segundo a polícia, o prejuízo para a fauna, flora e ecossistema é incalculável para o Vale do Aço. A mata do “Morro da Usipa” abrigava uma diversidade de fauna, como tatus, macacos, pássaros, veados campeiros e outros animais, além de ser um corredor verde entre o Parque Estadual do Rio Doce, a APA Ipanema e Reserva do Pomar.

A Polícia Militar de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros são alguns dos órgãos atuantes na Força Tarefa Previncêndio do Estado de Minas Gerais. Na segunda-feira (13), a PM fez o lançamento de operações que irão potencializar as atividades, nas diversas Unidades de Conservação do Estado, dentre elas o Parque Estadual do Rio Doce, no Vale do Aço, e o Parque Estadual do Rio Corrente, em Açucena.

Área afetada pelas queimadas. Foto: divulgação/PM

 

A Polícia Militar ressalta que nessa época do ano não se deve usar fogo para queimar lixo, limpar área ou queimar coivaras. O cidadão que ver pessoas colocando fogo em áreas verdes e que podem emergir para grandes incêndios, deve ligar para o 193 ou para o 190. A pena para quem provoca incêndios florestais é de reclusão de dois a quatro anos, além das multas ambientais que são medidas por hectare queimado.

Veja imagens aéreas de como ficou a mata queimada próximo ao Morro da Usipa

Destaques