Secretário de Saúde de Timóteo está em isolamento em decorrência da Covid-19

Segundo a Prefeitura, o secretário vai trabalhar de casa por meio remoto

Por Plox

18/03/2021 11h02 - Atualizado há cerca de 3 anos

Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Timóteo-MG divulgou que Eduardo Morais, secretário de Saúde do município, testou positivo para Covid-19 e está em casa, seguindo a recomendação de isolamento domiciliar.

Segundo a Prefeitura, o secretário se encontra em isolamento domiciliar desde a última terça-feira (16).

“A Prefeitura Municipal de Timóteo informa que o secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais, está com Covid-19 e por isso se encontra em isolamento domiciliar desde a última terça-feira (16).  Em virtude do agravamento da situação provocada pela pandemia, o secretário vai trabalhar de casa por meio remoto.  A Prefeitura de Timóteo reitera a todos que mantenham os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel e adotem o distanciamento social como forma de evitar a propagação do vírus”.

Eduardo Morais, em entrevista ao Plox. Foto: reprodução/ Youtube/ Plox


Prefeito de Timóteo fala sobre onda roxa na cidade

Na última terça-feira (16), Douglas Willkys, prefeito de Timóteo, falou ao vivo em uma live nas redes sociais sobre o cumprimento das medidas impostas pela onda roxa em toda Minas Gerais. 
Veja na íntegra:


Veja o que está funcionando no comércio do Vale do Aço nesta quinta (18)

Por conta da deliberação impositiva de onda roxa para todo o estado, apenas o comércio essencial pode abrir em Minas Gerais. No Vale do Aço, em Ipatinga e Timóteo, apenas o comércio essencial poderá abrir, a partir desta quinta-feira (18). Em Coronel Fabriciano não houve adesão ao Minas Consciente.

A informação foi confirmada pelo Sindcomércio Vale do Aço, em um perfil oficial da entidade. “Infelizmente, as atividades comerciais consideradas "não essenciais" terão que fechar as portas (podem operar com entregas) a partir desta quinta-feira (18), em Timóteo e Ipatinga. Em Coronel Fabriciano, não houve adesão à Onda Roxa e o comércio continua aberto, no horário de sempre”.

Ainda segundo a entidade, o “Sindcomércio Vale do Aço está trabalhando, junto às autoridades, em iniciativas palpáveis que possam atenuar o impacto deste lockdown nas empresas”.

 

Timóteo registra 31 mortes nos últimos 17 dias em decorrência da Covid-19

Entre os dias 1 e 17 de Março foram 31 óbitos registrados em decorrência da Covid-19 em Timóteo. O número de casos confirmados no período também é crítico haja vista que 960 pessoas contraíram o vírus e tiveram que adotar isolamento domiciliar. Os dados foram divulgados pela Prefeitura da cidade.

O número de mortes registradas neste mês de março em Timóteo fundamenta a adoção de medidas mais duras com protocolos sanitários e de isolamento determinados pela Onda Roxa, decretada pelo governo de Estado na terça-feira (16).

Segundo a Prefeitura, um ano após a identificação dos primeiros casos, o Município contabiliza 7.227 casos confirmados, com 6.553 recuperados e 436 pessoas isoladas em casa. Com a evolução da pandemia, o sistema de saúde que funciona em rede entrou em colapso com a quase totalidade da ocupação de leitos de UTI-Covid esgotada. Outro dado que chama a atenção é que enquanto o ano de 2020 contabilizou cerca de 4 mil casos positivos para a doença,  em apenas dois meses e meio deste ano Timóteo somou mais de 3  mil pessoas contaminadas pelo vírus, um crescimento exponencial e que mostra que relaxamento nas medidas preventivas.

Veja os dados do Boletim Epidemiológico Diário dessa quarta-feira (17):

Foto: divulgação/ PMT

Ao longo desse um ano de enfrentamento à Covid-19 em Timóteo foram adotadas inúmeras ações como a criação do Centro de Referência Covid19 e do Programa Remédio em casa; vacinação de idosos em domicílio; telemonitoramento dos pacientes suspeitos e confirmados;  implantação do serviço do SAMU 192; capacitações dos profissionais da rede;  compra e disponibilização de EPIs para todas as categorias de profissionais da saúde; sanitização de locais e espaços públicos com hipoclorito de cálcio;  montagem de força-tarefa para a conscientização e fiscalização de estabelecimentos comerciais e religiosos; capacitação em vigilância sanitária e medicina do trabalho para profissionais da saúde e comerciantes; atendimentos domiciliares dos casos mais críticos com suspeita e confirmação da Covid-19; e reforço de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e administrativos.

O número de leitos de UTI passou de 8 para 18, além da abertura de 18 leitos clínicos de enfermaria no Centro de Referência à Covid-19. Atualmente o município conta com 8 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI adulto COVID e 18 leitos de enfermaria COVID. No período também foram adquiridos pelo Município aproximadamente 26.500 unidades de testes rápidos e 2.500 unidades de Swab.

As medidas adotadas pela Onda Roxa visam frear o avanço e a circulação do vírus e com isso tirar a pressão no sistema de saúde que neste momento se encontra saturado, sem vagas nos hospitais e sem leitos de UTI Covid.
 

Destaques