Confira a lista dos possíveis pré-candidatos a prefeito de Santana do Paraíso em 2024

Cenário político municipal começa a se movimentar

Por Marcelo Augusto

23/08/2023 12h15 - Atualizado há cerca de 1 ano

Com o cenário político de Santana do Paraíso, em Minas Gerais, se movimentando de acordo com a proximidade do ano eleitoral, nomes seguem sendo especulados e anunciados por agentes políticos que se colocam como pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo municipal. Um levantamento feito pelo Plox, junto a pessoas do meio político, integrantes de partidos e sociedade, mostra que alguns nomes já começam a se destacar no cenário eleitoral.

Bruno Morato

Foto: Divulgação PMSP


O delegado Bruno Morato (Avante) é o atual prefeito da cidade de Santana do Paraíso. Eleito em 2020 para seu primeiro mandato, com 50,76% dos votos válidos, Morato tem a candidatura a reeleição dada como certa nos bastidores e pessoas próximas. Durante seu governo, o chefe do Executivo priorizou obras de revitalização, infraestrutura e tenta a modernização do Aeroporto Regional do Vale do Aço, que está localizado no território paraisense.

Kim

Foto: Divulgação / arquivo pessoal

 

Joaquim Correia de Melo, o Kim, foi eleito prefeito de Santana do Paraíso por duas vezes. A primeira vez foi em 2004, quando ele ainda era do PT. Em 2008, Kim foi reeleito para mais quatro anos. Durante esses anos de governo, Kim realizou asfaltamento de ruas e construção de escolas. Segundo conversa com a reportagem, Kim disse aguarda uma conversa com seu advogado para ser analisada a viabilidade de uma possível pré-candidatura no futuro, uma vez que ele foi impedido pela Justiça eleitoral.

Capitão Torres

Foto: Divulgação / arquivo pessoal


Jaime Celestino Torres, conhecido como Capitão Torres, é policial militar e deverá ser o nome escolhido pelo partido Republicanos para disputar o cargo de prefeito de Santana do Paraíso. Em 1992, foi aprovado no concurso da PMMG, em Santana do Paraíso, e iniciou o Curso de Formação de Soldados no 14⁰ BPM. Ao lado de amigos, Torres fundou a APAP - Associação Pioneira de Amigos do Paraíso, com um trabalho de cunho social, realizando campanhas de agasalhos no período de inverno e distribuição de cestas básicas, principalmente, nas vésperas de Natal, para quem precisava desse apoio.

Atualmente, permanece na Direção da A Sentinela e concluiu mais uma pós-graduação. Agora, em Gestão e Governança Pública. Lecionou em Cursos de Formação de Soldados, em Cursos de Formação de Sargentos e foi Coordenador de Estágio de Aspirantes a Oficiais da PMMG.

Zizinho

Foto: reprodução Facebook


Antônio Afonso Duarte, o Zizinho (PT), também é ex-prefeito de Santana do Paraíso e é um dos nomes do PT para a disputa. No entanto, ele não concorreu ao cargo de prefeito em 2020. Zizinho foi sucessor de Kim na prefeitura, mas não obteve apoio do então prefeito para sua eleição em 2013, que decidiu apoiar à candidata Neli Gomes dos Santos (PRB). Em 2016, ele foi colocado como pré-candidato a reeleição, mas sofreu com os efeitos colaterais do Impeachment da ex-presidente Dilma, sendo derrotado pela candidata Luzia do Kim, esposa do antecessor de Zizinho.

VEJA TAMBÉM:

 

Confira os prováveis pré-candidatos a prefeito de Ipatinga em 2024

Confira outros possíveis pré-candidatos a prefeito de Ipatinga em 2024

 

 

Destaques