Messi, Cristiano Ronaldo e outros jogadores prestam homenagens a Pelé
Pelé travava uma luta contra o câncer a mais de um ano. Nos gramados, sua forma de jogar revolucionou o futebol
Por Plox
29/12/2022 18h26 - Atualizado há quase 2 anos
Depois que a morte de Pelé foi anunciada, vários jogadores mundiais realizaram publicações nas redes sociais para lamentar a morte do ex-atleta. Alguns atletas como Cristiano Ronaldo, Messi e Kylian Mbappé prestaram homenagens.
Um dos primeiros a se posicionar foi o atacante brasileiro, Neymar. O jogador, que deixou clara, várias vezes, sua admiração pelo rei do futebol, publicou um texto dizendo que não existiria a camisa 10 se Pelé um dia não tivesse vestido ela.
“Antes de Pelé, "10" era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento.Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”, disse o craque brasileiro.
Já o craque português, Cristiano Ronaldo, destacou que Pelé foi uma referência em todas as gerações do futebol. O jogador ainda destacou que todo o carinho que Pelé disse ter por ele, sempre foi recíproco.
“Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça nesse momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhamos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”, disse CR7.
Messi, por sua vez, apenas escreveu em suas redes sociais a frase “descanse em paz, Pelé”. Na postagem, o jogador ainda compartilhou algumas fotos que tem com o ídolo brasileiro. Já Kylian Mbappé, disse sobre o legado que Pelé deixou no futebol. “O rei do futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido. Descanse em paz REI”, disse o jogador.
Veja as publicações de ex-jogadores:
Morte de Pelé
Conhecido como o rei do futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), depois de ficar mais de um mês internado por um tratamento de câncer. O ex-atleta fez história no futebol brasileiro e mundial e foi peça fundamental na conquista de três copas do mundo.
A princípio, Pelé será velado durante um dia e meio no gramado da Vila Belmiro, em Santos, São Paulo. Segundo os detalhes, o velório será aberto ao público, mas não se sabe se será durante todo o tempo. Já o enterro ocorrerá no Memorial Necrópole Ecumênica, também Santos, apenas para familiares e amigos.
Veja o ao vivo:
Pelé foi diagnosticado com câncer de intestino em 2021, no final do mesmo ano ele passou por uma série de internações, sessões de quimioterapia e até uma cirurgia. Já em janeiro deste ano, os exames apontaram que o tumor se espalhou pelo seu corpo, atingindo o intestino, pulmão e o fígado.
No início do mês de dezembro, a Folha de S.Paulo divulgou que o ex-futebolista não respondia mais ao tratamento de quimioterapia e estava recebendo tratamentos paliativos.
O uso de terapias paliativas significa que a quimioterapia foi suspensa e que o foco dos médicos agora é aliviar sintomas como dores e falta de ar, aumentando o conforto do paciente.