Velório de Pelé será na segunda-feira (2)
O velório do “Rei do Futebol” deve ser aberto ao público
Por Plox
30/12/2022 07h14 - Atualizado há cerca de 2 anos
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu nessa quinta-feira (29), aos 82 anos, será velado na próxima segunda-feira (2). O velório acontecerá no Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, em Santos-SP. No estádio, do time homônimo da cidade, Pelé criou boa parte do seu legado e fez história, se tornando o “Rei do Futebol”.
O Rei Pelé, como era chamado por muitas pessoas, estava internado desde o dia 29 de novembro, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Pelé fazia um tratamento contra câncer e não resistiu.
A informação sobre o velório foi divulgada pela família do ex-jogador para a imprensa paulista. Segundo informações do g1, o velório deve começar às 10h e o caixão do “Rei” ficara no gramado do estádio.
Essa data teria sido uma escolha do próprio Pelé. Pessoas ligadas a família do craque teriam divulgado que Pelé e os familiares gostariam que o velório fosse realizado após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece no domingo (1).
A previsão é que o velório seja aberto ao público, que poderá ter acesso ao estádio pelos portões 2 e 3, saindo do local pelos portões 8 e 7. O velório deve durar cerca de 24h, até a manhã de terça-feira (3).
Após o velório, o caixão de Pelé seguirá em cortejo pelas ruas da cidade e deve passar pelo local conhecido como Canal 6, onde mora a mãe do ex-jogador. O cortejo seguirá para o Memorial Necrópole Ecumênica.
Pelé deverá ser sepultado em uma cerimônia reservada aos familiares. O local, Memorial Necrópole Ecumênica, fica em uma parte alta de Santos e tem vista para a Vila Belmiro. A escolha do local já tinha sido feita por Pelé, que inclusive já tinha um espaço dourado reservado no Memorial.
Homenagens de atletas
Depois que a morte de Pelé foi anunciada, vários jogadores mundiais realizaram publicações nas redes sociais para lamentar a morte do ex-atleta. Alguns atletas como Cristiano Ronaldo, Messi e Kylian Mbappé prestaram homenagens.
Um dos primeiros a se posicionar foi o atacante brasileiro, Neymar. O jogador, que deixou clara, várias vezes, sua admiração pelo rei do futebol, publicou um texto dizendo que não existiria a camisa 10 se Pelé um dia não tivesse vestido ela.
“Antes de Pelé, "10" era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”, disse o craque brasileiro.
Já o craque português, Cristiano Ronaldo, destacou que Pelé foi uma referência em todas as gerações do futebol. O jogador ainda destacou que todo o carinho que Pelé disse ter por ele, sempre foi recíproco.
“Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça nesse momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhamos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”, disse CR7.
Messi, por sua vez, apenas escreveu em suas redes sociais a frase “descanse em paz, Pelé”. Na postagem, o jogador ainda compartilhou algumas fotos que tem com o ídolo brasileiro. Já Kylian Mbappé, disse sobre o legado que Pelé deixou no futebol. “O rei do futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido. Descanse em paz REI”, disse o jogador.
Veja as publicações de ex-jogadores:
Após o anúncio da morte do Rei, o Plox entrou ao vivo trazendo informações e a repercussão do falecimento de Pelé. Veja: