Brasil

esportes

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Velório de Pelé começa nesta segunda-feira (2)

    Velório está marcado para começar às 10h, no estádio Vila Belmiro

    Por Plox

    02/01/2023 08h01 - Atualizado há cerca de 1 ano

    O velório de Edson Arantes do Nascimento, o “Rei Pelé”, começa nesta segunda-feira (2), às 10h, no Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, em Santos-SP. Pelé morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência de um câncer, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

    Pelé morreu na quinta-feira (29). Foto: Kin Saito/CBF

     

    No estádio, do time homônimo da cidade, Pelé criou boa parte do seu legado e fez história, se tornando o “Rei do Futebol”. O funeral terá cerca de 24 horas de duração, até às 10h desta terça-feira (3). O corpo do “Rei” chegou no estádio no fim da madrugada.

    Foto: reprodução/ Twitter

     

    Por conta do velório, Santos terá um esquema especial de trânsito, conforme divulgado pela Prefeitura. Na Vila Belmiro, os portões serão divididos e o clube definiu alguns pontos de acessos.

    Velório será na Vila Belmiro. Foto: reprodução

     

    Portão 1 - Entrada floriculturas
    Portões 2 e 3 - Entrada público geral
    Portões 7 e 8 - Saída público geral
    Portão 10 - Autoridades (acesso ao Salão de Mármore)
    Portão 20 - Imprensa


    Cortejo e sepultamento
    Após o velório, o caixão de Pelé seguirá em cortejo pelas ruas da cidade e deve passar pelo local conhecido como Canal 6, onde mora Dona Celeste, mãe do ex-jogador. O cortejo seguirá para o Memorial Necrópole Ecumênica.

    Foto: Divulgação Santos FC

     

    Pelé deverá ser sepultado em uma cerimônia reservada aos familiares. Inicialmente, o enterro aconteceria no nono andar do Memorial (Cemitério vertical), porém, após negociação do próprio local com a família do “Rei”, o corpo de Pelé deve enterrado no primeiro andar.

    Pelé comprou uma área do 9º andar em 2003. No local foram sepultados João Ramos do Nascimento, pai de Pelé, conhecido como Dondinho, e Jair Arantes do Nascimento, irmão do “rei”, mais conhecido como Zoca.

    Rei mudou a história do Santos e da Seleção Brasileira. Foto: Agência Brasil.

     

    Apesar de ter um local, o Memorial teria negociado com a família para que o corpo de Pelé fique no primeiro andar. O Memorial conta com um museu de carros antigos e o local do sepultamento do Rei ficaria aberto ao público, em uma área especial do primeiro andar.

    O local fica cerca de 1 km de distância da Vila Belmiro, que tem um museu sobre o clube, com dedicação especial para Pelé. Com isso, o Memorial seria uma espécie de “rota de visitação” da história do “Rei do Futebol”.


    Homenagens de atletas

    Depois que a morte de Pelé foi anunciada, vários jogadores mundiais realizaram publicações nas redes sociais para lamentar a morte do ex-atleta. Alguns atletas como Cristiano Ronaldo, Messi e Kylian Mbappé prestaram homenagens.

    Um dos primeiros a se posicionar foi o atacante brasileiro, Neymar. O jogador, que deixou clara, várias vezes, sua admiração pelo rei do futebol, publicou um texto dizendo que não existiria a camisa 10 se Pelé um dia não tivesse vestido ela. 

    “Antes de Pelé, "10" era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”, disse o craque brasileiro.

     

    Publicação feita por Neymar - Foto: reprodução/Instagram

     

    Já o craque português, Cristiano Ronaldo, destacou que Pelé foi uma referência em todas as gerações do futebol. O jogador ainda destacou que todo o carinho que Pelé disse ter por ele, sempre foi recíproco. 

    “Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça nesse momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhamos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”, disse CR7.

     

    Cristiano Ronaldo em publicação lamentando morte de Pelé - Foto: reprodução/Instagram

     

    Messi, por sua vez, apenas escreveu em suas redes sociais a frase “descanse em paz, Pelé”. Na postagem, o jogador ainda compartilhou algumas fotos que tem com o ídolo brasileiro. Já Kylian Mbappé, disse sobre o legado que Pelé deixou no futebol. “O rei do futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido. Descanse em paz REI”, disse o jogador.

     

    Messi lamenta morte de Pelé - Foto: reprodução/Instagram

     

    Kylian Mbappé em postagem lamentando a morte - Foto: reprodução/Instagram

     

    Veja as publicações de ex-jogadores:

     

    Ronaldo Fenômeno lamenta morte de Pelé - Foto: reprodução/Instagram

     

    Ex-zagueiro do Brasil, Ricardo Rocha, lamenta morte do rei Pelé - Foto: reprodução/Instagram

     

    Roberto Carlos, ex-lateral da seleção, lamenta morte do Rei Pelé - Foto: reprodução/Instagram

     

    Após o anúncio da morte do Rei, o Plox entrou ao vivo trazendo informações e a repercussão do falecimento de Pelé. Veja:

     

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]