Belo Horizonte: Bombeiros removem moradores para retirada de tanque de combustível de avião

Cerca de 100 moradores e trabalhadores da rua Morro da Garça, no bairro Jardim Montanhês, região Noroeste de Belo Horizonte, serão removidos de seus imóveis nesta tarde de segunda-feira

Por Plox

13/03/2023 12h31 - Atualizado há mais de 1 ano

Cerca de 100 moradores e trabalhadores da rua Morro da Garça, no bairro Jardim Montanhês, região Noroeste de Belo Horizonte, serão removidos de seus imóveis nesta tarde de segunda-feira (13) para que os bombeiros possam retirar o tanque de combustível do avião que caiu sobre duas casas no último sábado (11). O acidente resultou na morte do médico José Luiz de Oliveira Filho, de 66 anos, e deixou sua filha, Jéssica Oliveira, de 29 anos, em estado grave.

Um grande trabalho tem sido feito pelo Bombeiros para a remoção do avião do local da queda. Foto: Bombeiros/Divulgação.

 

Segurança em primeiro lugar

O Tenente Jhonlison Fonseca afirma que os moradores e trabalhadores da área interditada poderão retornar para seus imóveis após a retirada do reservatório de combustível, prevista para o fim desta tarde, mediante a liberação da Defesa Civil de BH. Ele também ressalta que a retirada do tanque da aeronave, que contém cerca de 200 litros de querosene de avião, será feita com segurança pelos militares. "Sempre que lidamos com um líquido inflamável existe a chance de explosão. Estamos aqui para realizar ações que diminuam os riscos. Na sequência, vamos dar espaço para os responsáveis pela empresa do avião realizarem a desmontagem da aeronave, para que o Cenipa possa realizar as perícias necessárias", explica o bombeiro.

A empresa responsável pelo avião e o Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes (Cenipa) serão responsáveis pelos trabalhos após a retirada do tanque.

Vídeo mostra tentativa de pouso

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança mostra o momento em que a aeronave tenta pousar no local, mas acaba despencando sobre as casas.

Este é o terceiro incidente envolvendo o avião que caiu no Jardim Montanhês. Os dados dos acidentes anteriores serão analisados pelo Cenipa durante as investigações.

Apesar do prejuízo e do medo, os moradores da região continuam a viver próximos ao Aeroporto Carlos Prates, que fica próximo ao local do acidente.

Piloto de avião que morreu em BH era médico em Governador Valadares
José Luiz era oftalmologista e atendia há anos no Hospital de Olhos de Governador Valadares. Segundo relatos, era um médico atencioso e alegre. Ele era casado e pai de duas filhar, uma delas a que estava na aeronave com ele.

Foto: reprodução

 

A Associação Médica de Governador Valadares emitiu uma nota de pesar. “A Associação Médica de Governador Valadares externa o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do Dr. José Luiz de Oliveira Filho. À toda a família nossos pêsames. Muita força perante a inconsolável perda. Ficam as lembranças do grande colega de profissão. E na memória dos que ficaram, ele viverá para sempre”.

Em uma rede social, Rogers De Marco, empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV), lamentou a morte e disse que teria uma consulta com o oftalmologista na segunda-feira (13), porém, que era mais que uma consulta, era um bate-papo. “Tinha uma consulta na segunda, que era mais um bate-papo. Muita tristeza. Meu sentimento a toda a família”.

Mulher de piloto morto se manifesta nas redes sociais: 'Perdi o amor da minha vida'
A advogada Valéria Esteves, esposa do médico José Luiz de Oliveira Filho, que morreu após o avião que ele pilotava cair em Belo Horizonte no último sábado (11), se manifestou pela primeira vez nas redes sociais. 

Durante a madrugada desta segunda-feira (13), Valéria publicou uma mensagem emocionante no Instagram, na qual expressou sua dor pela perda do marido: "Perdi o amor da minha vida". A advogada também pediu orações para a enteada, de 33 anos, que permanece internada em estado grave no Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

Foto: reprodução Instagram

 

 

Destaques