Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Número de homicídios no 1º semestre diminui 21.43% em Ipatinga comparado ao mesmo período de 2022

Já em Coronel Fabriciano, houve um aumento de 75%. No Vale do Aço foram registrados 37 homicídios consumados

17/07/2023 às 13:58 por Redação Matheus Valadares

Os números de homicídios registrados em Ipatinga, no Vale do Aço, no primeiro semestre de 2023, diminuíram em relação ao mesmo período de 2022, é o que revela o levantamento feito pela Plox, junto a base de dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Conforme a pesquisa feita pela nossa reportagem, até junho deste ano, o município teve 11 homicídios consumados, todos eles noticiados pela nossa equipe. Já em 2022, os números enviados pela PC, após pedido feito pela Lei de Acesso à Informação (LAI), apontam que houve 14 assassinatos nos primeiros seis meses do ano passado, o que representa uma diminuição de 21.43%.

Já em relação ao ano de 2021, houve um aumento de 36.36%, visto que há dois anos, foram registrados sete homicídios de janeiro a junho. 

A PCMG faz questão de ressalte que “As estatísticas apresentadas de homicídios dolosos são produto de checagem e revisão das informações prestadas tanto no REDS quanto no sistema PCnet.

Em resumo, as naturezas apontadas nos boletins de ocorrências são comparadas ou conferidas com as tipificações apontadas pela Polícia Civil em seus procedimentos de investigação. Interpretação dominante sendo aquela atribuída pelo Delegado de Polícia Civil. Por fim, cabe ressaltar que os dados são preliminares e podem ser alterados em função de auditorias e com o andamento (conclusão) dos procedimentos de investigação”.

Números em Coronel Fabriciano aumentam

Coronel Fabriciano, o segundo município mais populoso da região, teve um aumento significativo de homicídios dolosos consumados comparando o mesmo período de 2021 e 2022.

No ano passado, houve oito mortes do gênero, enquanto neste ano, foram registradas 14, um acréscimo de 75%.

Homicídios consumados no primeiro semestre de 2023 no Vale do Aço

Nos primeiros seis meses do ano, a RMVA teve 37 homicídios consumados, contra 36 em 2022 e 30 em 2021.

Quem puxa a fila em 2023 é a cidade de Fabriciano, com 14 homicídios. Em seguida vem Ipatinga com 11, Timóteo com sete e Santana do Paraíso tem três.

Veja, por cidade, os homicídios já registrados no primeiro semestre deste ano:

Fabriciano

Homem é morto a tiros dentro de casa 

 

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estiveram no local e constataram o óbito. Foto: reprodução/ WhatsApp

 

No fim da manhã do dia 18 de janeiro, um homem de 39 anos foi morto a tiros dentro de casa, na rua Nico Roque, no bairro Júlia Kubitschek, mais conhecido como JK, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais.

Jovem é assassinado com tiros na cabeça 

 

Foto: reprodução

 

Um jovem foi morto a tiros na manhã do dia 30 de janeiro, no bairro Manoel Maia, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. A vítima estava em uma bicicleta quando foi atingida pelos disparos. De acordo com boletim de ocorrência, a vítima foi identificada como Vitor Gabriel Guimarães de Andrade, de 22 anos.

Homem é morto com diversos tiros 

Um homem, de 45 anos, foi morto com diversos tiros na noite do dia 17 de fevereiro, na rua Vereador Jonas Soares Camargo, no bairro Surinan, em Coronel Fabriciano-MG. A vítima, identificada como Ronney de Oliveira Bramusse foi encontrada caída na calçada. O Samu socorreu o homem, mas ele chegou ao hospital já sem vida. Até o momento da publicação desta matéria, ninguém foi preso.

Homem é morto com vários tiros 

Na noite do dia 24 de fevereiro um homem, identificado como Paulo Henrique de Jesus, de 30 anos, foi morto a tiros em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. O crime aconteceu na rua Taguara, no bairro Jardim Primavera, próximo ao Caladão.

Homem é morto a tiros 

Um homem de 41 anos foi morto a tiros na noite do dia 26 de fevereiro, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. De acordo com o boletim de ocorrência, testemunhas relataram que a vítima, identificada como Juliano Ricardo Silva, teria sido vítima de disparos de arma de fogo em sua residência, na Rua Vale das Trombetas, no bairro Morada do Vale.

Polícia apreende adolescentes suspeitos de matar homem 
No dia 2 de março, a Polícia Militar apreendeu quatro adolescentes, três de 17 anos e um de 14 anos, suspeitos de envolvimento na morte de José Sales, de 36 anos, em Coronel Fabriciano. O corpo de José Sales foi encontrado em uma cova rasa, no local conhecido como Cachoeira do Tambú, próximo ao bairro Pedra Linda.
Jovem é morto a tiros; dois suspeitos são presos

Nicolas foi morto a tiros. Foto: reprodução

 

No dia 5 de março, um jovem, identificado como Nicolas Henrique Coura Andrade, de 23 anos, foi assassinado a tiros na avenida Ike, no Bairro Caladão, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, Minas Gerais. Dois suspeitos de envolvimento no crime, de 18 e 21 anos,   foram presos pela Polícia Militar.

Homem é morto a tiros dentro de casa

Na noite do dia 10 de março, um homem, identificado como Átila Kingston de Oliveira, de 52 anos, foi morto a tiros em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. O crime ocorreu em uma residência, na rua Doutor Fernando Pinheiro D’Ávila, no bairro Santa Terezinha.

Homem é assassinado a tiros

Na noite do último domingo, 12 de março, a polícia recebeu diversas ligações informando que um indivíduo havia sido baleado na Rua José Correia, no bairro São Geraldo, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. As viaturas do 58º BPM foram imediatamente deslocadas para o local, onde encontraram a vítima caída ao chão, com sangramento em diversas partes do corpo.

Coronel Fabriciano: jovem é assassinado com 12 tiros em sua residência
Na madrugada de sábado (25 de março), um jovem de 24 anos, identificado como Lucas Rodrigues Vieira da Silva foi assassinado em sua residência, no bairro Aparecida do Norte.

Uma testemunha informou ouviu o barulho de tiros e logo em seguida encontrou Lucas caído ao solo. Conforme outros relatos, três indivíduos foram vistos correndo próximo à residência, porém, ninguém conseguiu descrever suas características.

A vítima tinha um desentendimento com um homem que está preso. Foto: Reprodução/Internet.

 

Mulher é assassinada a facadas em Fabriciano
No domingo (26 de março), uma mulher, identificada como Sabrina Gomes Moura, de 31 anos, foi morta a facadas. O fato aconteceu na rua Tefé, no bairro Morada do Vale, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. O suspeito do crime é o marido dela.

A perícia da Polícia Civil esteve no local, realizando os trabalhos de praxe. Foto: reprodução/ WhatsApp

 

Conforme informações, o acusado teria dito para uma pessoa próxima que havia feito uma besteira e, em seguida, fugiu, sem informar para o local em que iria. Por conta disso, a Polícia Militar foi acionada e compareceu até a casa do casal.

De acordo com os relatos, ao chegarem, os policiais encontraram Sabrina em uma cama, aparentemente já sem vida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve na residência e constatou o óbito.

Homem é assassinado em Coronel Fabriciano; um dos tiros atingiu a genitália
Um homem de 43 anos, identificado como Marcelo Mendes Gregório, foi assassinado na madrugada de segunda-feira (1º). O crime ocorreu no bairro Vila Maria Linhares, próximo ao Morada do Vale. Um dos tiros atingiu a genitália da vítima. 

Segundo relato de populares, indivíduos em um veículo não identificado havia passado pelo local e efetuaram tiros contra o homem. A PM foi acionada e ao chegar ao local, os militares encontraram uma aglomeração de pessoas e a vítima, caída no solo em decúbito dorsal e com intenso sangramento na região da coxa esquerda. Testemunhas informaram que o SAMU já havia sido acionado, e durante o deslocamento, os militares também acionaram o Corpo de Bombeiros.

Vítima foi encontrada com vida, mas acabou morrendo no local. Foto: Reprodução/WhatsApp.

Homem é morto a tiros em Coronel Fabriciano
Na noite de 12 de maio, um homem identificado como Alexsandro de Oliveira Reis, de 34 anos, conhecido como “Nem Galinha”, foi morto a tiros. O crime aconteceu em uma escadaria, entre as ruas Gardênia e Dália, no bairro São Domingos, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais.

Segundo informações da Polícia Militar, os militares foram acionados para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo e uma equipe foi até o local. Ao chegarem ao local, se depararam com Alexsandro caído, na canaleta, e várias pessoas próximas.

Esse seria Alexsandro. Foto: reprodução/ WhatsApp

Homem é assassinado a tiros em Coronel Fabriciano
Na manhã do dia 28 de maio, um homem de 54 anos, identificado como Joilson Rosa Pereira, foi encontrado morto, na rua Flor de Liz, no bairro São Domingos, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, Minas Gerais.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), após informações repassadas que havia um homem caído ao solo, os policiais foram até o local, conhecido como Beco das Flores. Ao chegarem, encontraram o homem já sem vida, aparentando ferimentos de disparos de arma de fogo, em uma casa em construção.

Foto: reprodução/ WhatsApp

Ipatinga
Advogado é morto a tiros em Ipatinga

 



 

Na manhã do dia 15 de fevereiro, um homem foi morto a tiros no Centro de Ipatinga, Minas Gerais. O crime aconteceu na Rua Belo Horizonte, em frente a Estação Memória Zeza Souto.

Jovem é morto a tiros

Na noite desta segunda-feira (6), um jovem, identificado como Isaac de Freitas Silvestre, de 21 anos, foi morto a tiros, na rua Amazonita, no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga, Minas Gerais.
 


Filho mata a mãe a pauladas e tenta matar padrasto em Ipatinga
Na noite do dia 16 deste mês, um homem matou a própria mãe, identificada como Maria das Graças Ferreira Cunha, de 68 anos, na Avenida Gerasa, no bairro Canaã, em Ipatinga, Minas Gerais. Segundo informações repassadas ao Plox, o suspeito teria problemas mentais e surtou, matando a mãe e tentando matar o padrasto que tentou defendê-la.

De acordo com informações preliminares, o crime chocou a região e a polícia foi acionada imediatamente. A Polícia Militar chegou ao local e encontrou a vítima caída na varanda da residência já sem sinais vitais, fato constatado pelo médico do SAMU. Já o homem, de 52 anos, padrasto do suspeito, estava em um outro local da casa com sangramento na cabeça. Ao lado dele, estava um cabo de madeira. A vítima ainda apresentava sinais vitais, sendo atendido por uma USA do SAMU no local.

Homem é assassinado a tiros em Ipatinga
Um homem, de 33 anos, foi morto a tiros na noite do dia 18 de março no Morro do Sossego, no bairro Veneza, em Ipatinga-MG. Ele foi encontrado por policiais militares já caído no chão na Rua Passos Dourados, próximo a uma motocicleta. A equipe do Samu chegou ao local logo após o ocorrido, mas a vítima já estava sem vida.

O perito responsável pela análise do local identificou múltiplas perfurações na vítima, incluindo duas na nuca, duas na face direita, uma no braço direito, uma no peito do lado direito e uma na região parietal superior. A área foi isolada para que a perícia pudesse realizar seu trabalho. O homem foi identificado como Douglas de Jesus.

Jovem é perseguido e assassinado a tiros em Ipatinga
Na manhã do dia 18 de março, um jovem de 24 anos, identificado como João Victor da Paixão Ferraz, foi assassinado a tiros no bairro Vila Celeste, em Ipatinga-MG. A vítima foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta enquanto estava sentada na calçada próxima a um bar na rua Curió.

Segundo informações, João Vitor tentou fugir dos atiradores buscando abrigo em um imóvel cujo portão estava aberto, mas não conseguiu escapar dos ferimentos causados pelos disparos. Os criminosos efetuaram diversos tiros contra a vítima, e um dos autores perseguiu João Vitor até alcançá-lo.

Foto: reprodução WhatsApp

Mulher é encontrada morta em Ipatinga
O corpo de uma mulher foi encontrado na noite do dia 11 de abril no bairro Bom Retiro, em Ipatinga. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Carolina de Paiva Taveira, 32 anos, e ela teria sido assassinada com um objeto perfurocortante, como uma faca.
 


Ipatinga: morre homem baleado na cabeça ao sair confraternização
Morreu no início da noite do dia 26 de abril, o homem baleado na cabeça após sair de uma confraternização no bairro Limoeiro, em Ipatinga, Região do Vale do Aço. Conforme noticiado em primeira mão pela Plox, a vítima, identificada como Reginaldo Ferreira dos Santos, de 45 anos, foi baleada na noite do dia 22 do mesmo mês.

O homem foi encontrado ao lado de sua motocicleta, uma CB 300 de cor prata. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Márcio Cunha, onde permaneceu internado até a data de seu óbito.

Homem foi encontrado caído ao solo. Foto: Reprodução.

Suspeita de overdose de cocaína: mulher morre dentro de casa em Ipatinga
Rafaela Cristina Miranda Sales, 34 anos,  foi encontrada sem vida em sua casa no bairro Vila Celeste, Ipatinga, no dia 28 de abril. O companheiro da vítima, A.T.S., 29 anos, é apontado pela família da vítima e pela Polícia Civil, como responsável pela morte da mulher.

Chamada ao SAMU e envolvimento do companheiro

Segundo informações, o companheiro de Rafaela, A.T.S., 29 anos, ligou para o SAMU informando que ela teria falecido após o uso de cocaína injetável. A Polícia Militar foi acionada para dar suporte aos socorristas. A.T.S. afirmou que ambos estavam consumindo a droga e que, após injetar várias doses, Rafaela desmaiou. O homem acreditava que ela estaria morta, informou que deixaria a casa aberta, mas não permaneceria no local.

Morre homem baleado em Ipatinga
Morreu na noite do dia 11 de maio, Eliezer César Lopes, de 40 anos. O homem estava internado no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, desde o dia 7, quando ele foi vítima de disparos de fogo. O suspeito de ter atirado, conforme já noticiado pela Plox anteriormente, é o próprio filho de Eliezer.

O crime ocorreu em frente a um estabelecimento na rua Crisântemo, no bairro Esperança.

Os militares apuraram que dois suspeitos em uma motocicleta se aproximaram da vítima, um deles vestindo camisa preta e calça jeans, efetuou um disparo e em seguida fugiram em direção desconhecida.

Eliezer foi atendida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Márcio Cunha, onde ficou até essa quinta-feira. Foto: Reprodução.

Mulher é assassinada a tiros em Ipatinga no dia do seu aniversário; suspeito é o ex-companheiro

Uma jovem de 22 anos foi assassinada na tarde do dia 4 de maio, data que fazia aniversário, no bairro Chácaras Madalena, em Ipatinga, no Vale do Aço. A vítima foi identificada como Joyce Luiza Silva de Araújo. O crime teria sido cometido pelo ex-companheiro dela.

A mulher foi encontrada pela Polícia Militar (PM) em uma calçada,  caída em decúbito ventral (barriga para baixo), aparentemente sem sinais vitais.

Uma testemunha afirmou aos militares que o ex-namorado de Joyce, um homem de 42 anos, desceu de um veículo Ford Ka, estacionado nas proximidades, e caminhou em direção a Joyce. Ele teria dito: "Eu disse que te mataria" e em seguida efetuou disparos que atingiram a vítima na cabeça. Logo em seguida ele retornou ao carro e fugiu pela Rua Tucanuçu, sentido bairro/Centro.

Joyce foi assassinada no dia que completava 22 anos. Foto: reprodução.

Emboscada: homem é morto após falso pedido de ajuda em Ipatinga
Na madrugada do dia 26 de maio, um violento homicídio ocorreu na rua Cromo, no bairro Iguaçu, em Ipatinga, no Vale do Aço.  Fabrício de Oliveira, de 34 anos foi assassinado a facadas após ser atraído para fora de sua residência.

Conforme relatos de testemunhas, dois irmãos, um menor de 17 anos e outro de 22, vizinhos da vítima, bateram à porta solicitando a ajuda de Fabrício para liberar um veículo apreendido. No momento em que Fabrício abriu a porta, foi recebido com disparos de arma de fogo que atingiram suas pernas.

Ao tentar se refugiar no interior da casa, Fabrício foi alcançado e esfaqueado no peito seis vezes por um dos agressores. Após o ataque, os irmãos fugiram em direção à casa de número onde residem.

Timóteo
Homem é morto a tiros em avenida 

Na manhã do dia 19 de janeiro, um homem de 41 anos foi morto a tiros na Avenida Pinheiros, próximo da entrada do bairro Macuco, em Timóteo, Minas Gerais.

Ataque a tiros Timóteo deixa quatro vítimas jovens; dois mortos

 

Foto: reprodução/WhatsApp
 

 

Uma chacina no bairro Macuco, em Timóteo-MG, deixou dois jovens mortos e dois baleados na noite do dia 20 de janeiro. Os rapazes estavam sentados em ponto de ônibus quando foram surpreendidos pelos ocupantes de um carro que começaram a disparar em direção a eles. Segundo populares, os autores efetuaram cerca de 30 a 40 tiros. Umas das vítimas fatal foi baleada por 14 disparos. Um jovem está no hospital em estado grave.
Jovem é morto a tiros em plena luz do dia 

 

Foto: reprodução
 

 

No começo da tarde do dia 13 de fevereiro, um jovem foi morto a tiros na avenida Amazonas, no bairro Alvorada, em Timóteo, Minas Gerais. A Polícia Militar está no local, levantando informações sobre o crime.

Homem é morto a tiros 


 

Polícia Militar e Polícia Civil estiveram no local. Foto: reprodução/ WhatsApp

 

Na manhã do dia 23 de fevereiro, a Polícia Militar de Timóteo registrou uma ocorrência de homicídio consumado na Rua Carmen Cota, no bairro Córrego do Caçador. Segundo informações do boletim de ocorrência Paulo Sérgio Silva Fernandes de Carvalho, de 28 anos, proprietário de um estabelecimento de equipamentos celulares, foi morto a tiros.

Jovem é assassinado com 19 tiros no Centro de Timóteo

 

Breno Gean já estava morto quando as autoridades chegaram. A fachada de uma loja também foi atingida pelos tiros. Foto: WhatsApp/Reprodução.

 

Na madrugada do dia 4 de março, por volta das 2h40, a Polícia Militar (PM) recebeu uma informação sobre uma pessoa caída próximo na Rua Oito de Novembro, Centro Norte em Timóteo/MG, onde foram ouvidos barulhos aparentando ser de tiros
Jovem é morta a tiros em praça 

 

reprodução

 

Uma jovem foi assassinada a tiros no fim da tarde do dia 6 de março em uma praça na rua 84, no bairro Novo Horizonte, em Timóteo-MG. A vítima foi identificada como Izadora Lopes do Nascimento, de 22 anos, e trabalhava em um estabelecimento comercial próximo ao local do crime.

Homem é assassinado a tiros em veículo, em Timóteo
Um homem de 40 anos, identificado como Wellington Caetano Guedes foi assassinado na noite do dia 19 de maio. Ele foi encontrado sem vida dentro de um veículo Saveiro na Rua Castanheira, no bairro Limoeiro, em Timóteo, Vale do Aço. 

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e ao chegar no local constatou a morte de Guedes. A perícia também foi acionada e realizou os procedimentos usuais. Durante o processo, foram coletados no local quatro estojos de calibre 9mm e dois projéteis.

A vítima apresentava perfurações em várias partes do corpo, incluindo rosto, tórax, ombros, braços e pernas. Isso indica a brutalidade do ataque que Wellington sofreu antes de seu trágico fim.

Carro onde a vítima foi alvejada. Foto: Reprodução

Santana do Paraíso

Jovem é morta pelo namorado na presença da filha de quatro anos no Vale do Aço
Uma jovem, de 24 anos, foi assassinada pelo namorado, no fim da tarde do dia 7 de abril, em Santana do Paraíso, interior de Minas Gerais. Há indícios que  Nayele Cristine Rodrigues foi morta com uma facada na barriga e também com um golpe com um outro objeto na cabeça, já que ao lado do corpo havia um pedaço d pedra de mármore e um botijão de gás. 


Segundo a Polícia Militar, a vítima tem uma filha, de quatros anos de idade, e há suspeita que ela estava na casa no momento do crime e foi retirada do local pelos vizinhos.

Homem morre após ser esfaqueado no Vale do Aço; suspeito foge em moto
Na madrugada do dia 2 de junho, às 02h26, um homem foi esfaqueado na região da Fazenda Bela Vista, localizada em Santana do Paraíso, Minas Gerais. Jozimar Amorim de Araújo, de 38 anos, foi identificado como vítima e morreu no hospital.

De acordo com registros no boletim de ocorrência, um vizinho disse que Jozimar havia se envolvido em um confronto e sofrido um esfaqueamento. Com base em suas informações, os militares foram conduzidos ao local, um povoado conhecido como Bela Vista, onde encontraram Jozimar caído em seu próprio quintal.

Foto: arquivo Plox

Mulher mata homem a facadas em bar no Vale do Aço
Um homem de 51 anos foi assassinado a facadas em um bar no Centro de Santana do Paraíso, no Vale do Aço, na noite do dia 28 de junho. A vítima é Vander Julio dos Santos, conhecida na cidade como Bitu. O homem estava no estabelecimento quando foi surpreendido e atacado por uma mulher.

A vítima de homicídio. Foto: Reprodução.

 

Segundo testemunhas, após o ataque, a autora, uma mulher de 37 anos, saiu do ponto comercial “andando tranquilamente”, jogando a faca utilizada no crime próximo a um poste. A arma foi localizada e apreendia pela Polícia Militar (PM). 

 

 


 


 

Compartilhar a notícia

Veja também
para você